terça-feira, 21 de abril de 2009


Beto Vilela, fotografo e amante de música eletrônica, nesta entrevista mostra porque tem se tornado um dos principais fotógrafos de eventos. Com dedicação, inspiração e muito amor pela fotografia vem nos mostrando em cada momento registrado uma técnica única de se fotografar, destacando-se assim, rapidamente, entre os demais fotógrafos, mostrando ainda que sempre está disposto a aprender e se qualificar cada vez mais, para, que desta forma, consiga viver de arte, num futuro próximo.

1.Fala Beto... Muito Obrigado por ter topado participar desta entrevista. Gostaria que você se apresentasse para os leitores.

Oi Rodrigo!
Bom, sou o Beto Vilela, fotógrafo (pelo menos é o que dizem rs...) especializado em cobertura de e-music, mas faço fotos de todos os tipos, do social ao casual, muito prazer!

2.Como surgiu a vontade de fotografar e ter isso como profissão?

Sempre gostei de fotos, principalmente de fotos antigas. Ficava imaginando a cena se formando, as roupas, os detalhes, a história da foto. A partir daí eu pensei o quanto seria interessante se fossem as minhas fotos a contar histórias, a trazer lembranças e etc. Foi assim que surgiu o interesse na fotografia, na necessidade de eternizar momentos únicos.
Ter como profissão ainda é um sonho, hoje apesar da fotografia viver em mim, eu não vivo da fotografia. Mas espero um dia poder viver.

3.E como e quando você começou a gostar de música eletrônica?

Não tenho datas exatas, alias sou péssimo com datas (rs)! Mas a e-music sempre me fascinou. Uma musica que você escuta e pode sentir, alem de toda a magia que gira em torno... Eu sou muito “viajão” e essa musica me ajuda nisso, abre minha mente, é bom demais!

4.Como resolveu unir fotografia e e-music?

Duas coisas que amo! Não foi difícil uni-las (rs) . Viajo em meus clicks junto com a musica. É como se um completasse o outro. Tem gente que usa diversos meios para curtir uma festa, eu uso a foto. Eu ia às festas e sempre levava minha câmera. Na época, divulgava minhas fotos no orkut e no antigo flogão. Fotografava para mim mesmo, até que um dia, em alguma edição da Trance in Mountain, recebi uma proposta de fotografar para um site especializado. No início confesso que não me agradou muito a idéia, afinal, odeio fotos de galerinha posando em frente a câmera, com trocentos dedos em frente ao rosto.... Enfim, entrei no site, conversei com os responsáveis e vi que a proposta era boa. As fotos que eles procuravam eram no estilo que eu gosto de fazer. Acertado isso, já tem uns 3 anos que fotografo para eles, porém sem exclusividade. Faço meus trabalhos em paralelo, fecho minhas coberturas, ou seja, tenho meu espaço.

5. Percebo hoje em dia um “boom” de fotógrafos profissionais e amadores em eventos. Pessoas que não visam isso como uma profissão, pessoas que só querem ser fotografos por status, para “chegar nas gatinhas”. Como você analisa isto tudo?

Vejo isso com um certo receio... Um fotógrafo tem sim um certo status na cena, as vezes somos mais conhecidos que alguns Djs (e ainda sim ganhamos menos rs.), mas isso não é de um dia pro outro, leva tempo. E ainda tem o fato de que você pode ser conhecido positivamente ou não. Tudo depende do trabalho que você apresenta e da forma como ele é executado. Acho que esse “boom” poderia ser ótimo, mas não tem sido. Uma boa concorrência, pelo menos em meu ponto de vista, é sempre muito bem vindo! Adoro desafios. Se entra um cara na cena que vejo que é bom, com muita humildade, vou trabalhar para tentar ser melhor que ele, e essa “disputa” no final das contas acaba sendo boa para todos, pois o resultado final fica espetacular. Agora, quanto a esses “outros fotógrafos” que querem só aparecer, me desculpe, mas acho que são descartáveis, não duram na cena. Porém atrapalham de certa forma o trabalho dos profissionais sérios. Investimos alto em equipamentos e treinamentos, e temos que cobrar por isso. Esses outros não. Compram uma quadradinha de R$ 200 e trocam cobertura por ingressos. E o pior é que tem produtor que aceita. Isso realmente me chateia.

6.Dos profissionais sérios, como o Rodrigo Fávera e o Leo Chaves, por exemplo, algum deles te inspirou para você obter um modelo de fotografia? Ou você crê que cada um tem sua peculiaridade e personalidade fotográfica?

Minha inspiração vem de um conjunto de várias coisas: vem da minha namorada, dos meus amigos, da decoração, do som, enfim. Isso acaba criando um modelo único em cada foto. Não me inspiro nem me espelho nos amigos citados, embora ache o trabalho de ambos um espetáculo e bem distintos. Claro que tenho o meu favorito, mas vou deixar no ar para aguçar a imaginação dos seus leitores (rs). Cada um tem sim suas técnicas e seu olhar fotográfico. Fotografar não é simplesmente “apontar e atirar” como muitos acreditam. Se fosse tão simples, não deixaríamos tantos produtores na dúvida sobre qual profissional escolher (rs)

7.Você consegue, ao ir fotografar um momento, imaginar ou sentir como sairá a foto?

Sem dúvidas! Vejo a foto até mesmo antes de a cena acontecer. Visualizo os efeitos que vou utilizar, o angulo que ficaria bom, as cores ou falta delas. Não é difícil saber como vai ficar a foto. O problema é quando eu não estou com “minha nega” (é assim que chamo minha câmera). Porque vezes andando pelas ruas, ou qualquer outra situação, vejo uma cena e penso: “nossa, isso renderia um bom click”. Queria ter uma interface usb para transferir os arquivos fotográficos da minha mente (rs.Eu sei, eu viajo! Hehe)

8.Em uma rave, o que mais lhe chama atenção para ser fotografado? Quais as principais diferenças de fotos em eventos indoor e open air?

Não só nas raves, mas em qualquer trabalho, são os detalhes que me chamam atenção. Sou muito preso ao que não tem importância para as maiorias das pessoas. Se tiver uma pessoa dando show em algum ponto da festa onde todos estão olhando para ela e eu, por exemplo, vejo uma borboleta passando e pousando no CDJ do DJ, com certeza é na borboleta que você vai me achar.
Indoor e open, ambientes bem diferentes de se fotografar. Indoor com certeza muito mais chato e difícil. Exige muito mais técnica e um bom equipamento também ajuda. Não é qualquer um que consegue bons cliks em uma festa dessas, na maioria sai o arroz com feijão. Uma boa iluminação na pista e nos pontos principais são de suma importância para boas fotos, caso não tenha, não dá pra inventar. A dica é conhecer o lugar. As fotos vão melhorando a medida que você vai conhecendo. Se nunca foi, chegue cedo, faça testes, experimente ângulos e ajustes, imagine cenas, enfim, viaje!
Já a open, quando não chove, é sempre um luxo! Você tem uma infinidade de ângulos, a liberdade para fotografar, décor (decoração), estrutura, público. Os elementos para se trabalhar são bem maiores. E o fator principal: a iluminação. Nada se compara a luz do sol. O grande segredo da fotografia é a iluminação ...

9.Percebo que muitas pessoas ao se flagrarem sendo flagradas por vocês, forjam um momento, sendo falsamente espontâneas. Como você enxerga essas pessoas?

Cada um age de uma forma diante de uma lente. Tem gente que sabe que esta sendo fotografada, mas finge que não está vendo, tem gente que se esconde, tem gente que se deslumbra... Vai muito da pessoa. Particularmente, eu acho as fotos verdadeiramente espontâneas bem melhores. E não sou o único. Por isso eu prefiro ver e não ser visto na hora de fotografar. Então para essas pessoas fica a dica: se há uma lente apontada pra você, é porque de alguma forma, já chamou a atenção do fotógrafo. Não é preciso pendurar uma melancia na cabeça. Em muitos casos as fotos já foram ate feitas, e as que serão aproveitadas, em 90% das vezes, irão ser as que você nem chegou a ver.

10.Existem também pessoas que pedem fotos e simplesmente começam a dançar na sua frente também para parecer que foi algo “flagrado / inusitado”?

Nossa, e muito! E como apelo eu peço: por favor, não façam isso! (Rs.) Eu atendo né! Afinal, de certa forma, são meus clientes. Mas vale a pena porque me rende muitas gargalhadas e histórias pra contar (hehehe).

11.Notório é que um fotógrafo trabalha e muito durante um evento, e ainda, que este trabalho não acaba após o fim da festa, pois tem que trabalhar e editar as fotos também, antes de lançá-las. Ser fotógrafo de evento tem sido bem recompensado financeiramente ou precisa-se de um outro serviço para complementar a renda?

Na cena eletrônica não somos valorizados pelo nosso trabalho, isso é fato!
Não desmerecendo o trabalho dos DJs (nunca!), mas se eles ganham uma média de R$ 250 por hora, porque um fotografo tem que ganhar menos? Em uma cobertura oficial, o dia começa bem antes da festa e só termina cerca de uma semana depois, dependendo do número de registros. A festa, o som, as bebidas, isso tudo acaba no momento em que a festa se encerra. Mas com quem é que ficam os registros? Quanto será que vale uma lembrança? Vale lembrar também que um fotógrafo pode arruinar ou levantar uma produtora. Se o fotógrafo for a uma festa, pegar apenas “os erros” ou a parte ruim dela e divulgar isso, ele pode “queimar” a produção, por melhor que a festa tenha sido. Mas se ele captar apenas as coisas boas, mesmo a festa tendo sido ruim, a imagem do evento será a melhor possível.
Da pra viver de foto? Bem, dizem que sim. Eu sinceramente não sei, mas digo que se for depender de festas eletrônicas, não da não. Não com um trabalho de qualidade. Minha fonte de renda não é a fotografia, então eu sei bem que hoje não conseguiria manter meu padrão de vida se fosse viver só das fotos. Apesar de ter isso como meta, vejo que ainda não vale a pena.

12.Em início de carreira, Djs, por exemplo, costumam fazer “amostras grátis” de seu trabalho para buscar um futuro reconhecimento e benefícios com isto. No meio fotográfico, isto também ocorre?

Ocorre sim. Eu mesmo pra criar meu portfólio fiz muitas “amostras”, não é vergonha pra ninguém. Nenhuma pessoa te contrata se você não tem o que mostrar.

13.Você acha que de alguma forma isso pode prejudicar o próprio trabalho ou de “amigos de carreira”?


Se a pessoa tiver visão isso não prejudica de forma alguma. Uma coisa é você fazer uma vez, outra é você fazer sempre. O primeiro a se valorizar tem que ser o próprio fotógrafo.


14.Hoje, muito mais do que uma festa, os eventos de música eletrônica vêm se tornando um desfile de ego, onde algumas pessoas querem ter mais “contatos”, reconhecimento, “amigos”, fotos e status que outras tantas pessoas. Como você analisa isso?

Em qualquer aspecto da vida pessoas sem luz própria não duram. Não acho isso legal. Viemos ao mundo sem nada e é assim que saímos dele. Do que adianta ter “tanto” se não for verdadeiro?

15.Como você acha que deve ocorrer o crescimento de um profissional da fotografia?

Gradativamente, um passo de cada vez. Não adianta querer correr, não adianta pegar um serviço de grande porte se você não está capacitado para isso. Se quiser correr demais você acaba chegando ao fim sem ao menos ter passado pelo meio.

16.O que se precisa ter para construir uma carreira sólida?

Talento, amor, estudo, profissionalismo, trabalho, talento, amor, estudo, profissionalismo, trabalho, talento, amor, estudo, profissionalismo , trabalho ... Conhecimento também ajuda, se você parar você fica pra trás.

17.Em raves, tudo acontece muito rápido, danças, gestos, momentos únicos... Como é feito para registrar esses momentos?

Lógico que não da para estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas tento me manter concentrado em 100% do tempo e ligado em 220V. Atento a tudo e a todos, sempre pronto e com o dedo no gatilho. Como foi dito, tudo é muito rápido, então você tem que fazer parte dessa velocidade. Mas no geral é simples. É só entrar no ritmo da música, pois é ela quem da o sincronismo.

18.Dos eventos que você registrou, onde e porque você conseguiu as melhores fotografias?

Haras dos Anjos em Santo Aleixo. Aquele lugar além de lindo é mágico, adoro trabalhar lá. Sempre volto louco para ver o resultado final. Gostei muito também de fotografar a I Love Electro de Búzios. Estávamos entre amigos, a praia de Geribá é fantástica, além de ter sido meu primeiro contato forte com crianças em festas eletrônicas. Essa edição sem dúvidas me rendeu ótimos resultados e acho que o público também curtiu bastante.

19.Quais são as coisas essenciais para se buscar uma foto perfeita?

Tecnicamente falando, a foto perfeita é o conjunto entre luz e sombra, equipamentos, edição de imagem, uma boa cena e pronto. Mas será que existe foto perfeita? Costumo dizer que, se um dia eu chegar a perfeição, é porque chegou a hora de partir ou de parar. A perfeição das fotos está mais em quem vê do que em quem registra. “O gostar” é algo muito pessoal e intransferível. Às vezes o perfeito pra um não é para o outro, e o que torna as coisas únicas são as perfeitas imperfeições de cada coisa. Se vivêssemos em um mundo perfeito aposto que a vida seria um saco!

20.Muito obrigado pela entrevista. Gostaria que você deixasse um recado para todos os leitores do blog.

Primeiro agradeço pelo convite, isso mostra que, aos poucos, estou conquistando meu espaço.
Espero não ter sido muito polêmico em minhas respostas, que fique claro que não quero arrumar brigas com Djs nem produtores, muito menos com os fotógrafos de ingresso. Só estou tentando mostrar que também fazemos parte, que temos nosso espaço, que temos que ser valorizados e que se sairmos faremos sim muita falta.
Ao público em geral, espero que tenham gostado da entrevista, e espero que tenham gostado do meu trabalho. Aceito sim criticas e sugestões quanto aos meus clicks, afinal, estou sempre buscando melhorar e aprender mais para que todos vocês fiquem bem na foto!

Obrigado, e precisando de um fotógrafo, Beto Vilela muito prazer! Rs..


Algumas fotos:
Contato:
Tel.: 21-8636-5513
Fotos Oficiais: www.flickr.com/betovilela
Email/Orkut/Msn: gvilelas@gmail.com

34 comentários:

Andreia Alves disse...

Ótima entrevista.....esse fotógrafo é show!!!!!!!

Murielle Costa disse...

Amei a entrevista,fodaaaaaaaaa...
Um profissional de primeirissima qualidade..amei as fotos que ele tirou..
Sucesso amigoo...

Rafaela disse...

Ótima entrevista. Ele tem talento de sobra e com certeza vai longe!! Sucesso sempre!!

Anônimo disse...

esse cara é fantastico as fotos dele são uma das mais incriveis .. ele consegue deixar vc linda e expontanea nas fotos mesmo estando destraida... detalhista e observador tira fotos das coisas mais incriveis ... é espantoso como ele tira foto o amor que ele faz isso é por isso que cada foto é unica e especial... adorooo o trabalho dele... betinho vc é the best! sucessos...!!bjus Sthefany Souza

Juliana disse...

Só tenho a comentar que Beto é um profissional de primeira...um cara de sensibilidade única, que não clica apenas o q os olhos veem...suas fotografias passam além de imagem...elas nos tocam..nos remetem à certos momentos da nossa vida...é arte...beleza..pureza ! Eterniza através do seu trabalho os momentos q talvez só fikem na memória de muitos...sorrisos, abraços, alegrias, amizade...sentimentos particulares de cada um...q esse cara congela em imagem e nós dá o prazer de sempre poder relembra-los !!! Parabénsss Betov !! pelo trabalho e dedicação ! isso é só o começo ...e Parabéns pra galera do Blog ! Show a entrevista !!!

Danielle Machado disse...

Adorei a entrevista.
É um ótimo fotógrafo, seu olhar fotografico é fantastico, são ângulos, iluminações, movimentos, são momentos espontâneos todos bem capturados, esta de parabêns.

Anônimo disse...

Po so gostaria de comentar neste meu comentario que o fotografo em questao esqueceu de mencionar que a pessoa que ele mais gosta de tirar foto é um cara ai chamado Phill da TRUPE HEFESTO( procurem no orkut)!!! que faz umas paradas com fogo alucinantes!!

agora deixando a brincadeira de lado:

Contrate ele para o seu evento e vai ver que a brincadeira de clikar é com ele!!!


BY PHILL WHIZZMAN

Unknown disse...

Bom, como namorado sou muito suspeita a dar meu parecer. Mas, como admiradora do trabalho e do profissional que ele é, não preciso fazer muito esforço... Faço dos outros comentários as minhas próprias palavras. E só somo: eu te adoro e vc merece tudo isso e muito mais!

Beijo pra vc Rodrigo, e obrigada pelo espaço!

Cintia Sloboda disse...

Parabéns pela entrevista!Perguntas que poucos tem coragem de fazer na cena ,e respostas que tanto queremos dar.Um espaço com essa total democracia merece parabéns mesmooo. A falta de reconhecimento financeiro aos fotografos é fato.Mas qual a menina que quer ir a uma festa sem as tais famosas fotos ?Sem a fotografia eu digo que não ha glamour!.E Beto não se acovardou ao responder a isso,oque faz dele ainda mais especial.Beto Vilela tem uma senssibilidade unica ao fotografar ele sente a emoção e gosto muito quando ele fotografa a natureza e principalmente tudo oque vem do céu , uma estrela, o por-do-sol.Como eu digo ele é DANADO!!!
E Beto hoje uma ESTRELA na cena!

Géssica disse...

Adoreeeeeeeeeeeiii!!
Demaaaisss suas palavrass foram magnifiicas e vc é sem dúvidas um excelente fotógrafo Betoo! :)
Parabéénsss continuee assim!!

Rodrigo Penna disse...

Excelente profissionalismo, conheci o Beto através de uma venda de equipamento, no caso também sou fotografo, e ele é um cara q vem buscando bastante conhecimento, se esforça mto na questão de aprendizado e isso é quesito FUNDAMENTAL em qualquer profissão.

Arrebentou Fera, espero que possa acompanhar cada vez mais o seu crescimento. Boa Sorte, e ABRAÇOS

Anônimo disse...

Po pouco a dizer, otima entrevista e otima prova de q vc sabe fazer bem oq vc faz!!parabens pra vc Beto, adoro seus clicks e vc!!!bela entrevista!

Bruna Menezes disse...

Parabéns pela ótima entrevista! Talentosíssimo! Assim vai longe! Muito sucesso Beto, boa sorte sempre!

leonardo cossatis disse...

Adorei entrevista Betão, falou na veia, espero encontrar você em algum lugar dessas nossas jornadas, e falarmos sobre trabalhos e viagens como "amigos de profissão" e que não demoro muito esse dia, fica na paz brother. Sucesso!!!

Leonardo Cossatis - Fotógrafo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabensss Betooo!!
muito boa entrevista, boa sorte na sequencia da carreira!
muitas fotos e até mais!

Unknown disse...

ótima entrevista, não poderia ser diferente... além de ser um ótimo fotógrafo, é uma grande pessoa...
admiro seu trabalho e reconheço o esforço que faz para cada vez mais melhorar suas tecnicas...
Continue buscando cada vez mais... imagens cada vez mais imprecionantes, que as vezes parecem até surreais..
"A BUSCA É ETERNA"

Grande abraço, by Vinicius.

Anônimo disse...

lohjn

Mary Jane disse...

Só tenho a dizer que AMO MUITO TUDO ISSO !!!

Seu trabalho é excepcional... continue assim que você vai longe!

Vc tem brilho próprio ... não tem como passar despercebido ... e não é a toa que hoje vc esta aqui e fazendo um grande sucesso ... e ainda tem mais ... aguarde! rs... ;)

Beijos ...

Tatiana disse...

Entrevista SHOW! As fotos do Beto são fantásticas !!!

Unknown disse...

Betooo to muito feliz por vc kra...ter feito está entrevista essa é sua primeira de muitas q virão parceiro Sucessooo !!! To na sua Torcida !!! e Rodrigo tú ta ficando Craque nisso hein Abçãoo

Larissa Karen disse...

Betinho.. O melhor!
Eu amei essa entrevista, o Beto merece!
Primo, eu te amo muito!
Que seu talento e sucesso cresça mais e mais.

TE AMOO ♥

sabrina disse...

Parabéns Betão ...
A entrevista foi pefeita ..
Sucesso meu amigo .. você merece muito alem não por ser meu amigo .. mas pelo profissinal que você é, e pelo seu talento que vai alem das imaginações.

Reee disse...

Parabéns Beto e parabéns Rodrigo mais uma vez por uma entrevista excelente! Beto mostra a que veio e mostra que com humildade vai muito longe. "Se há uma lente apontada pra você, é porque de alguma forma, já chamou a atenção do fotógrafo". ADOREI! Beijo grande aos dois =)

Anônimo disse...

Amei a entrevista ! Parabéns, suas fotos estão cada vez mais lindas !!

Unknown disse...

mandou bem parceiro !!
sucesso sempre meu brother, vc é o cara !! parabens pela entrevista ficou gringa !! abração fumador de minhoca rsrsrs...

Fábio Away disse...

Tanto no profissional, quanto no pessoal (by Faustão rs!) esse mlk é nota mil !
90% das minhas fotos do orkut foram tiradas por ele.
Sucesso Total.

Bruna & Junior disse...

Nossa sou suspeita pra comentar, pois sei que tudo que esse cara ai pega pra fazer, ele sempre manda bem, álias, muito bem!!! Tah arrazando como fotógrafo!!!
A entrevista foi show...
Sucesso!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Suas lentes vêem muito além dos seus olhos.Suas fotos são feitas acima de tudo com muito amor!!!
Vc é um artista de mt talento!!!
Um bjo!!! "Tia Jamile"

Anônimo disse...

SERGIO PIPAS
PARABÉNS PELA ENTREVISTA!EU JÁ CONHEÇO O TRABALHO DELE,ELE JÁ ESTEVE EM MEU EVENTO! O BENTO É BOM !!!!

Bruno Torres disse...

Esse cara é parceiro!
Betão, parabéns pela entrevista!
Digna de uma revista!
hehehe
abcs e muito sucesso!

Anônimo disse...

ALEM DE PROFISSIONAL MARAVILHOSO É E SEMPRE SERA ESSA PESSOA SEM IGUAL Q É!! CORAÇAO BIGGGGG!!!!!A COISA TODA ROLA PQ ELE AMA OQ FAZ!PQ ELE É UMA CARA Q AMA DE VERDADE!!!

Unknown disse...

salve! gostei das perguntas e gostei das respostas. Beto Vilela, obrigada por ñ deixar a música acabar no fim da festa, ela tem nos acompanhado com as suas fotos. E como já disse antes: "O Vilela tira cor + ñ tira a vida". Q a luz racional t liumine e q sua vida seja d bem pra melhor sempre.