quarta-feira, 25 de março de 2009

Entrevista Brunno Montero

O Produtor e coordenador de eventos de música eletrônica, Brunno Montero, mostra nesta entrevista porque suas festas a cada dia que passa se torna um sucesso ainda maior, mostrando ser uma pessoa de personalidade forte e que se preocupa com seus "clientes", ele afirma que o Rio de Janeiro não possui mais uma cena eletrônica e promete novidades para a I Love Electro.

Rodrigo: Fala Brunno, para começar a entrevista se apresente aos leitores, comentando em seguida sobre como e quando surgiu a vontade de se envolver com o mundo da música eletrônica.

Olá, meu nome é Brunno Montero, sou produtor de eventos e coordenador artístico de alguns eventos do Rio de Janeiro,Sempre fui seduzido pela música eletrônica desde mulequinho, na época do fervo do TECHNO BEAT, aquilo era bom demais e um bom começo para começar a pesquisar sobre os outros estilos que vinham com força como a mãe HOUSE, e suas vertentes, sempre foi meu amor e juntou com meus estudos em eventos e comunicação social ao que eu realmente amava e amo até hoje, a música eletrônica.

Rodrigo: Conte-nos um pouco sobre o Brunno Montero como Produtor e o Coordenador? Qual sua visão sobre a cena e do público carioca? Qual a primeira festa produzida?

O Brunno Montero produtor é um pouco diferente do Brunno pessoa, ele é um pouco mais exigente e perfeccionista, ele é bem exigente e direto, ele prefere ganhar elogios à grana, acho que o melhor investimento que um produtor tem ao seu evento é o sorriso no final dele, seja de quem for, da staff ao público, o Coordenador apenas presta serviços aos eventos maiores com a coordenação de palco, line up, transfer de artistas, equipamentos e etc...Posso ser radical na minha visão, mas ao contrário do que todos pensam, o Rio de Janeiro não possui uma cena eletrônica, isso mesmo, não possui, já possuiu, mas os mesmos que faziam parte dessa 'cena' já fazem parte de outra cena totalmente diferente e em outros estados mais bem preparadosA minha primeira festa foi a ENJOY, que não era minha, mas era de uma grande amiga minha e eu tive uma participação beeem de perto, isso me ajudou bastante, trabalhei bastante nessa festa, isso me contou como produção e como experiência, mesmo não ganhando nada tenho boas lembranças.

Joana: Como você vê as festas daqui a alguns anos, tanto como produtor como publico?

As festas daqui a alguns anos serão escondidas e voltaremos aos bons tempos da fazenda alegria e espaço lonier, só para convidados e bem discretas.

Rodrigo: Diferente da maioria dos casos, vejo em suas festas uma grande preocupação com o público, sempre escutando opiniões, sugestões e críticas daquele. Qual a maior importância dessa parceria?

Não tem parceiro melhor que o seu próprio 'cliente' concorda? eles compram um 'produto' nosso, e pra voltar a comprar teremos que nos adaptar a algumas vaidades do mesmo, portanto isso é muito legal, e um investimento fantástico pro futuro do seu 'produto', uma pena a maioria dos produtores por aqui não ter essa visão/preparo.

Rodrigo: O que você acha que um DJ precisa ser e ter pra ser considerado de ótima qualidade? Qual DJ/Projeto você sonha em trazer pra uma festa sua?

Precisa ser DJ apenas, não um poser huahahuhuaahuuahExistem hoje em dia a diferença entre dj e posers, dj é aquele que se preocupa com a música, que frequenta o BEATPORT, aquele que sabe o que está fazendo, sabe se o som tá ruim, sabe ler o público e etc...., poser é aquele que se preocupa com as 'menininhas' se elas estão olhando ou não, que quer ser comprimentado e que necessita de uma atenção específica para que o olhem, nem que para isso ele tenha que soltar um 'been a long time' da vida rsUm projeto/DJ que eu tenho imensa vontade de trazer, nossa são muitos!, porém eu vou citar apenas 2, Trentemöller e Deadmau5.

Rodrigo: A I Love Electro sem dúvidas nenhuma, é uma das, senão a festa mais querida do público carioca. A cada edição que passa ela conquista um público cativo e vem crescendo ainda mais. Quais são seus planos para esta festa? Já tem algum DJ/Projeto marcado para futuras ILE's que você já pode divulgar?

A I LOVE ELECTRO foi um 'trabalho de faculdade', é uma marca/festa, e acreditem, é isso que o público espera, foi um estudo muito legal, e foi criada nos moldes de um grande festival indoor europeu, o I LOVE TECHNO, é uma gostosa homenagem, porém se focando em um estilo bem diferente.Meus planos para a festa já se concretizaram, estamos começando a tour da 'ILE' e aumentarmos um pouco a proporção da festa, saimos da boate que sempre fazíamos o evento e estamos com boas propostas de lugares para voltar a fazer, porém nada pode ser divulgado ainda, porém não temos intensão alguma de sair do centro do rio, portanto não temos pretensão nem negociação ainda com nenhum projeto ou dj.

Rodrigo: A pouco tempo você começou com a E-solidária que já está partindo para sua 7ª edição. Essa festa feita com o único objetivo de ajudar e ser solidário com os mais necessitados tem acontecido em um dos locais mais queridos do Rio, o Topo. Qual a importância dessa festa? E por que você acha que festas no Topo dão tão certo?

EU EU não né? uma união da minha empresa (WARP!) com o topo do rio e a photossintese e o idealizador disso tudo foi meu sócio/amigo/irmão André Panda (créditos totais a ele), de montar algo que ajudasse nossos 'irmãos', e foi gostoso demais fazer essa festinha, mais pelos apertos de mão e abraços, e tb pelos djs quase se matando pra tocar (risos).O Topo do Rio é família, é um lugar que traz paz (pena que sempre tem um zé rs), e isso faz com que as pessoas voltem ao topo, esse aconchego que o lugar proporciona, sei que sou meio suspeito pra falar, porém falo como público mesmo.

Joana: Em Novembro de 2008 você fez a Infinity Festival, como surgiu o projeto da infinity? Conte-nos um pouco sobre o conceito da festa.

A INFINITY nasceu em 2007 numa união minha, com o Panda, o Coyote e o Titan (antigo produtor de uma produtora antiga) e sempre teve como conceito de trazer a tona as vertentes mais 'roots', o fullon night, o dark psy e etc....
A Festival se inspirou muito na RESPECT de São Paulo, mas são poucos os daqui que tem preparo para uma festa como essa ainda.

Joana: Diante de uma proposta diferente como a da Infinity, como foi a aceitação do publico em relação a festa? Ja existem planos para uma nova edição em 2009? Como o projeto deve agregar valor para a cena eletronica?
A aceitação foi fantástica, ouvíamos boas coisas da festa, e nossa intenção era fazer a atração da festa ser mais que os line ups, e sim as atrações artísticas e etc...
Planos não existem ainda, mas quem sabe né?
E esse projeto traz de volta alguns dos 'sobreviventes' de uma cena 'jurássica' que se desloca do Rio para outros lugares para curtir eventos do tipo

Rodrigo: Atualmente as vertentes do “low bpm” estão ganhando força na cena eletrônica. Como você analisa isso e qual seria o principal motivo para esse crescimento quase que instantâneo de uma vertente que era considerada de “fim de festa” e agora vem conquistando festas exclusivas só para ela?
Fim de festa sempre foi dito pelas 'más linguas' e as ignorantes também, até porque é uma das mais difíceis de se produzir por se tratar de viradas e melodias bem quebradas, então não teria de ser menosprezada assim, mas emfim, porém é muito legal ter eventos assim por aqui, tem a Molotov 21 que foca o minimal e o techno, tem a ILE com o electro entre outros....
Rodrigo / Joana: Quais seus planos e sonhos como produtor? E para vida pessoal? Esses sonhos se misturam? O que tem em mente para futuras festas e apresentações que possa nos contar?
Não, os sonhos não se misturam, huaahuhauhuahaEu sonho demais em constituir uma família, em ter um negócio em família, e ter um filho (quem diria que iria escutar isso de um produtor né? rs) sou muito família mesmo, sonhos como produtor? Fazer meu evento correr o mundo.As festas vão aparecendo mediante a propostas, por isso nunca tenho algo planejado mais pra frente, até porque sou meio ansioso, prefiro marcar tudo mais perto...
Joana: O que você acha da falta das transições nas festas de hoje? Isso é um ponto importante em uma festa?
Mesmo as pessoas não se importando com isso, isso chega a ser até importante pra saude auditiva sabia? (risos)É uma crescência ou decrescência de som e de potência, de bpms e etc...
E é sim um ponto muuuuuuuito importante nas festas.

Joana: A que você atribui, em primeiro lugar, os problemas com as autoridades que estão querendo proibir os eventos em determinadas cidades?
A más atitudes de supostos 'produtores de eventos', que usam isso para outros fins.

Rodrigo: Quando você começa a organizar uma festa, qual a primeira coisa que você faz? Para montar um line up, como são feitas as escolhas dos artistas, qual o critério utilizado? Percebemos que por diversas vezes você faz apostas em Djs novos em suas festas, quais que você acha quem tem um ótimo futuro pela frente e quais você não daria mais oportunidades, por quais motivos?

Djs novos mas com bons professores, e bons know how, e sempre damos oportunidades a djs que estão começando mesmo sem conhecer, pena que isso não seja aproveitado na maioria das vezes...Pra montar um line up eu vejo o que eu vou precisar, e eu vou analisando o fluxo de pessoas e o que elas gostariam de escutar, como um time de futebol, vejo quem é o melhor pra cada posição.

Rodrigo: Muito obrigado pela atenção e pelas respostas. Deixe um comentário sobre o que podemos esperar de suas futuras e festas? E mande um recado para o público!
Podem esperar surpresas agradáveis em meus eventos, e meu recado pro público? Passem a cobrar mais, que talvez a 'suposta' cena eletrônica volte a tona por aqui!
Gostaria aqui de deixar mais uma vez um agradecimento ao Brunno Montero por ter aceitado a participar desta entrevista, bem como por tudo que ele, junto com a Warp! e parceiros, como o André Panda, por exemplo, vem fazendo para a música eletrônica, trazendo festas e eventos com conceito, cultura e muita qualidade para que assim possa ser resgatada uma cena eletrônica carioca, que, o próprio, afirma não existir atualmente. Deixar também registrado meu agradecimento a Joana Stein que mais uma vez me ajudou a elaborar uma entrevista de qualidade.
Muito Obrigado a todos!

segunda-feira, 23 de março de 2009


Não mais só no Rio de Janeiro que percebemos, infelizmente, que cada vez mais as raves vem sofrendo um certo preconceito crescente. Depois da lei que proíbe festa com duração superior a 12 horas, e constatarmos que cada vez mais é difícil de fazer um evento de música eletrônica, independente da estrutura que a produtora de tal evento tenha, vejo que isso está acontecendo em diversos estados, e o último a sofrer com isto, no fim de semana que passou, foi São Paulo.

No último dia 21, no Sítio Marquesa, em Campinas iria acontecer uma das melhores e mais conhecidas festas do país, a Kaballah, porém foi notificado no site da Prefeitura conforme o ocorrido, que foi indeferido o alvará de funcionamento para festas naquela região por causa do barulho excessivo.

Assim a Kaballah divulgou hoje, 23.03.09, em seu site oficial o seguinte comunicado:

“Pensando exclusivamente no nosso querido público (essa seria a maior Kaballah da história), nos artistas contratados, na possibilidade da festa continuar e no apoio que estamos recebendo dos clubes e profissionais da noite, eis um momento inédito e difícil: a festa será dividida entre os clubs ANZU e PACHA. A capacidade de cada clube será respeitada, e os ingressos aceitos por ordem de chegada. Obrigado a todos pela força, todo apoio é necessário.

*** PACHA ***

Domo

0h - Rafael Yapudjian

2h - Sander Van Doorn (HOL)

4h - Sesto Sento (ISR)

5h - Vibe Tribe (ISR)

6h - Pornrobot


Terrazza

2h- Residentes

6h - Frank Lorber (ALE)

7h - Hardfloor (ALE)

8:30 - James Zabiela (UK)


*** ANZU **

00h Fern

01:30 Crossover

02:30 Martin Eyerer (ALE)

03:30 Lutzenkirchen (ALE)

04:30 Dusty Kid (ITA)

05:30 Sander Van Doorn (HOL)

07:30 GMS (HOL)

Os convites serão aceitos nos dois clubs. Quem comprou backstage poderá acessar os respectivos camarotes.

COMUNICADO:

Pessoal, é com imensa tristeza que comunicamos que a Kaballah sofreu um duro golpe do poder judiciário nessa sexta-feira e com base em uma liminar expedida horas antes do início da festa, tivemos que transferi-la de local. Originalmente ela aconteceria no Polo Marquesa, mas foi transferida para o Anzuclub e Pacha.

Lembrando a todos que existiu um interesse privado e único em jogo, que infelizmente foi maior que o interesse dos milhares de frequentadores e organizadores da Kaballah.

Nunca existiu e nunca existirá qualquer tipo de má fé na condução do negócio e da festa. Se tem algo que respeitamos além da boa música, são os frequentadores e amigos que tornam isso possivel de acontecer sempre nos apoiando e prestigiando os nossos eventos.

É inegável o fato de que o prejuízo vai existir, mas a festa vai acontecer e o show não pode parar jamais.”


Site oficial: http://www.kaballah.com.br/

domingo, 22 de março de 2009

Dia 11 de Abril a I Love Electro dá inicio a sua nova fase, sendo esta com o início da tour, onde Búzios será a primeira cidade a receber o evento. Assim na praia de Geribá, na saída da Aldeia, ocorrerá a I LOVE ELECTRO'S BEACH SESSIONS com os melhores djs de House, Electro House e Tech House da cena atual, convidando a todos a ir ao melhor e mais charmoso lounge beach de Búzios.
A Festa acontecerá na praia e será aberta ao público, sendo cobrado o valor de R$ 50,00, que será revertido em bônus bar, para as pessoas que desejarem ter acesso ao backstage, podendo então curtir o lounge beach do 77 e a I Love Electro em toda sua plenitude, com uma ótima vista que a cidade de Búzios nos oferece, em uma festa totalmente on day. A combinação perfeita para se ter uma festa inesquecível, vale a pena conferir.

Line Up:

14:00 Brunno Montero
15:00 Felipe Assad
16:30 Nando Pavão
18:00 MINIMALOGIC Live Act
19:00 Andreh Sassah
20:00 Caroles






sexta-feira, 20 de março de 2009

Depois do grande sucesso que foi a Goa que aconteceu no dia 14 de março em que a pista não ficou parada um minuto, debaixo de chuva e sol, ao som de Headroom, X-noize, Bruno Barudi, Perfect Stranger, entre outros, Juiz de Fora prepara-se para receber a quinta edição da festa MEGA.
Dia 29 de março, na Granja do Sérgio (Recanto dos Lagos) a partir de 08 horas da manhã o evento estará aberto para você sentir e perceber a “magia que existe em você”. E pela primeira vez em Juiz de Fora Minimal Criminal, Felten e Logica, além de grandes nomes da cena eletrônica, como o Rank Tamp e o Bruno Barudi que também contribuíram para o sucesso da Goa e que sem dúvidas também levará o sucesso absoluto para a MEGA. Então, você que curte música eletrônica de qualidade não pode deixar de curtir o full on groove, o prog dark e o electro que será tocado na festa, sem dúvidas muita música de ótima qualidade para nossos ouvidos.
::LINE::

08:00 Cosmix
09:00 Brutal Energy
10:00 Connective
11:00 BBP LIVE !
12:00 X-sound
13:00 LOGICA LIVE !
14:00 FELTEN LIVE !
15:00 FELIPE CAFFINI
16:00 BRUNO BARUDI LIVE !
17:00 RANK TAMP
18:00 Ricardo Estrela
19:00 MINIMAL CRIMINAL LIVE !
20:00 Fim

Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente no valor de R$ 10,00 nas lojas Chilli Beans, no Mumuko Lanches e pela Aurora ( http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4324458080632360573 ), já na portaria, no dia do evento, o ingresso custará R$ 20,00.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Entrevista Rodrigo Fávera

Rodrigo Fávera, conhecido por registrar lindos e perfeitos momentos com suas fotos em eventos de música eletrônica, nessa entrevista que gentilmente concedeu, afirma ser auto-didata, fotografando tudo com uma sensibilidade única para que assim possamos ver sempre que quisermos os melhores momentos de um evento.


Como já está virando tradição, gosto que na primeira questão o entrevistado se apresente. Então, por favor, descreva como e porque você virou fotografo.

Bom, como o irmão mais novo de uma família de artistas, sempre fui amante da complexidade que há na arte, da sua magia mas também da qualidade técnica. Seja na musica, na pintura, fotografia. Comecei com uma câmera digital de 1.3 mega pixels quando praticamente ninguém usava , mas sempre tirando fotos de brincadeira, sem compromisso. Sempre que podia ia trocando as câmeras por outras melhores, tirando cada vez mais fotos, aprendendo a edita-las no photoshop de maneira 100% auto-didata. Comprei minha primeira "profissional" (Porque não chega a tanto) em julho de 2007, o que me mostrou um mundo de oportunidades e maneiras de fotografar.

Como e porque as festas de música eletrônica entraram na sua vida?

Isso eh uma coisa bastante engraçada! Tenho 2 grandes amigos que curtiam e-music já há um bom tempo..como eles vinham sempre a minha casa, estavam sempre falando das festas, dos sons..e eu detestava ouvi-los falando horas e horas sobre isso! Devido a um certo preconceito da minha parte, que sempre priorizei a musica feita por instrumentos, bem tocados, arranjados.
Já tinha ido em 2 festas de eletrônica apenas para curtir, mas 1 delas foi a EUPHOLAMA e eu prometi a mim mesmo que nunca mais voltaria a uma! Só que meus amigos usavam meu computador para entrar em sites como o Plurall e eu fiquei apaixonado pelas fotos! Assim que comprei minha profissional resolvi voltar a ir em uma festa, que foi a Euphoria de setembro de 2007, e desde então tudo mudou! :D

Você já curtia, e passar fotografar tais eventos foi consequência ou você não curte e só vai para trabalhar mesmo?

Como disse na questão anterior, não curtia, mas muito por falta de conhecimento também! Mas hoje e a única forma que posso unir diversão a trabalho e isso eh ótimo, né?!

Em uma rave, o que mais lhe chama atenção para ser fotografado? Quais as principais diferenças de fotos em eventos indoor e open air?

Com certeza a vibe das pessoas! Sorrisos, gestos, encontros..
As diferenças são enormes..apesar de poder brincar com as luzes de um local indoor, nada se compara a luz natural, a possibilidade de interação da pessoa com a paisagem, natureza, que as festas open air proporcionam.


Você antes de apertar o “click” da sua máquina, consegue visualizar a foto que você conseguirá? Sempre dá certo?

Isso acontece mais em se tratando de fotos que não são de gente. Nem sempre da certo, muitas vezes eu tenho que enxergar pela lente da câmera e faço isso por um bom tempo sem tirar o olho. Tem também aqueles momentos em que você visualiza algo que pode ser uma boa foto, mas quando você pega a câmera, a pessoa olha pra você e já era..

Em eventos de e-music os movimentos, acontecimentos, tudo é um tanto quanto rápido demais, como é para registar momentos únicos e perfeitos como você vem fazendo?

Antes de mais nada, tem que estar 100% envolvido!!Eu sou um tanto inibido, preciso me soltar, me sentir bem pra poder capturar os momentos que passam na minha frente.

Percebo que muitas pessoas durante as festas ao perceberem que estão sendo fotografadas ou apenas que tem um fotógrafo por perto, ser tornam “exageradamente espontâneas” tudo para ter uma foto. Como você vê isso?

Eu acho graça! A relação que algumas pessoas tem com fotos eh muito engraçada, mas não vejo nada de terrível. Acredito que algumas pessoas não gostam de mim porque eu as não fotografo.

Existem também pessoas que pedem fotos e simplesmente começam a dançar na sua frente também para parecer que foi algo “flagrado / inusitado”?

Sempre! :D

Como você vê as pessoas que tentam e se acham celebridades do trance e vivem tentando aparecer, seja por foto, em comunidades ou nas próprias festas?

A cena do eletrônico, infelizmente, está virando um desfile aonde a imagem é tudo. E como todos se conhecem, chamar atenção e ser notado pode ser uma forma de obter status nesse meio. Todos nos saímos perdendo com isso. Esse tipo de atitude não me incomoda, porque muitas delas são pessoas bacanas, só são deslumbradas.

Qual a historia mais engraçada que você já presenciou e registrou em fotos?

Sinceramente, são tantos os momentos, tantas caretas engraçadas, pessoas brincando e pulando como crianças, namorados discutindo, que não consigo pensar em uma pra contar.

Dá para ganhar a vida como fotografo ou hoje em dia esta arte ainda não é tão valorizada e você precisa de outro trabalho para ter uma renda completa?

Com certeza que dá! Mas é necessário, além de talento, ter um ótimo equipamento, mas principalmente BONS CONTATOS, criar uma clientela fiel, ter visibilidade, divulgar o trabalho.
Concorda que a arte, no Brasil, independente ela qual seja é pouco valorizada?
Concordo plenamente. Mas os grandes artistas conseguem seu espaço.

Em festas, geralmente, tem muitos fotógrafos para sites de festas e eventos e alguns profissionais como você, o Beto Vilela, o Leo Chaves e o Victor Micelli, por exemplo. Como você enxerga esse “boom” de fotógrafos?

O boom de fotógrafos esta em qualquer área da fotografia, com a invenção da câmera digital e o preço delas ficando cada vez mais acessível, é natural que muitas pessoas se interessem por isso, porque é uma área realmente muito interessante.

Saberia dizer porque muitos querem ser “fotógrafos” por um dia que seja?

Acredito que por admiração a esta arte, mas também pelo glamour que ela oferece, que não pode ser comparado ao glamour de um ator famoso, ou a um musico famoso, mas um que está ai e as pessoas sabem que existe.

Qual a dica que você dá para quem gosta da arte de fotografar? Como pode se aperfeiçoar? O que e como pode melhorar a qualidade de suas fotos?

Sem sensibilidade, que não se aprende em cursos, você não vai conseguir ir muito longe. Mas com um pouco de sensibilidade e MUITA PRATICA, você pode ir longe, trate as fotos com carinho, perda seu tempo tratando as imagens, invista em equipamentos e cursos específicos, mas o principal mesmo, é a pratica! Tire muitas fotos, passeie com sua câmera por ai, tente enxergar coisas que ninguém enxerga, ache poesia em coisas tristes, encontre a beleza aonde ninguém consegue ver!

Álbum com algumas das melhores fotos do Fávera:
http://picasaweb.google.com.br/rodrigodacostamarques4/RodrigoFavera#


Vale afirmar ainda que o Rodrigo Fávera não é fotógrafo apenas de evento de música eletrônica, mas também faz fotos para Books / Ensaios fotográficos e coberturas de qualquer tipo de evento.

Contato:
TEL - (21) 9888-4134 (cel reativado)
EMAIL/MSN: rodrigotallica@hotmail.com
ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=11351639589000922963

terça-feira, 3 de março de 2009

Kodama



A próxima edição da I Love Electro acontecerá no próximo dia 06 e será para homenagear o projeto Kodama, que tem sua história confundida com a de tal festa, tendo em vista que esteve presente em quase todas as edições e dividiu o palco com grandes nomes nacionais e internacionais da música eletrônica que abrilhantaram as pistas da I Love Electro.
A dupla começou sua carreira aprendendo, experimentando e ousando juntos, no início de 2005, com um set de dub music para os principais chill out's das festas no rio e no Brasil. Assim a proporção de seus sets só foi crescendo e se tornando inovador demais para ser tocado apenas no Chill Out, levando desta forma, a idéia que aquele espaço também serviria para dançar um ótimo set de minimal. Logo em 2007, com uma passagem pelo Universo Paralello, a dupla partiu para uma linha mais forte, com linhas de electro e progressive house. Logo seu set foi se destacando entre os melhores do estado e foi ganhando visibilidade.
Atualmente o projeto formado por Nando Pavão e Tito tem um dos set's mais requisitados do Rio de Janeiro. Residentes da famosa festa no Rio de Janeiro, I love Electro e da Zoff Club em Indaiatuba, São Paulo, o Kodama usa hardwares de efeitos e muitos samples, tornando seu set uma experiencia única. Modificado, dinamizado e muito dançante são alguns dos adjetivos para definir a experiência Kodama!
.

Entrevista:

1) Para começar a entrevista gostaria de parabenizá-los por esta próxima edição da I Love Electro, onde serão homenageados por todo o mérito que conseguiram tornando-se residente de tal festa. Por favor, falem um pouco da história de vocês, como a dupla foi formada, e como é para vocês serem residentes da I Love Electro e a ligação que têm com esta festa.

Tito - Primeiramente é uma honra para nós poder ter uma edição comemorativa de nossa residência na I Love Electro, que hoje, é considerado por muitos, um marco na cena eletrônica carioca.
Começamos a tocar juntos no início de 2006, onde tínhamos um projeto de Chillout e Dub, chamado ChillDude. Com esse projeto tocamos em algumas das principais festas do Rio de Janeiro, como por exemplo Kaballah, Euphoria, XXXPerience entre outras. Um pouco depois do início de nossa carreira, passamos a tocar minimal (uns bem lentos e psicodélicos) nos chillouts, que logo depois passaram a ser chamados de "Pista Alternativa" em muitas festas.

Nando - Nossa história com a ILE começou bem antes. Sempre tocamos nas festas da Warp nos memoráveis tempos do início do topo do Rio. Aliais, eu sou o único DJ que já tocou em todas as infinity, outra famosa festa aqui do Rio. Ai quando o Brunno começou o projeto da ILE, estávamos lá para dar começo a essa parceria. Troco muita idéia com o Brunno sobre line, novas tendências, novos Djs, e é um grande prazer fazer parte dessa festa tão querida e amada!


2) Como são feitas as seleções de músicas para que estas entrem em um set do Kodama? E como vocês percebem que a música já teve sua fase e tem que ser substituída no set?


Tito - Procuramos sempre prestar bastante atenção nos DJs que se apresentam antes da gente e como o público reage a eles. Depois dessa breve análise, montamos em nossa cabeça mais ou menos uma linha que gostaríamos de levar e ver o que o público pede naquele momento.
Sempre tem músicas que empolgam mais o público, assim como outras que o público não aceita bastante. Achamos que é essa a graça de tocar em um evento; poder captar essa aceitação do público e levar um set sempre pra cima!


Nando - A pesquisa/seleção é toda feita por mim. Sou um cara muito "fuçador" então consigo achar pérolas que ninguém tem. Acho que esse é o grande diferencial do Kodama. Tracks "exclusivas".
Quanto ao "tempo" da música, temos determinadas tracks que não saem do nosso set. Elas vão e voltam. Agora existem algumas que tocamos bastante e que outros djs também tocam que tem seu tempo bem menor. É claro que a gente não toca para outros djs sim para o Público. A partir do momento que o público não curtir mais, seja não dançando na pista, seja em fóruns ou até pessoalmente, essa track com certeza vai sair do nosso set. Mas nunca será esquecida porque música boa se toca sempre!

3) Critiquei por diversas vezes o "excesso" de Felguk nos últimos sets de vocês, justamente por saber que vocês tem técnica e qualidade suficiente para substituírem as músicas do Felipe e do Gustavo, que inquestionavelmente são de ótima qualidade, mas por terem sido tocadas massivamente, pelo menos para mim, já "deu o que tinha que dar". Como vocês vêem projetos como o Felguk que simplesmente estouram com ótimas músicas, caem na graças do público e infelizmente não criam coisas novas? Muitas vezes até por falta de tempo de produzir, por estar com a agenda lotada. Não seria o caso de dar uma parada para produzir novas músicas para não deixar lives/sets caírem na rotina e mesmice e fazer com que o público se encante de novo pelo projeto?

Tito - Felguk foi uma explosão na cena do Electro-house, não só no Rio, mas em todo o Brasil. Muitas vezes o público não aceita coisas novas e sentimos a necessidade de usar tracks que sabemos que a galera quer ouvir naquele momento.
Com relação a dar uma parada e produzir coisas novas, acho que todo produtor deve saber conciliar os trabalhos. Com certeza o Felguk sabe disso; eles já já vão estourar mais tracks por aí e com certeza a galera vai aceitar muito bem.


Nando - Não concordo com o termo "já deu o que tinha que dar". Musica boa não cansa, ela vai ficando pra trás na case mas nunca sai de lá. Para você ter uma idéia, temos na nossa case o CD de numero 2, com altas pérolas de quando começamos a tocar. As vezes olho pra pista e vejo que o publico vai curtir aquela música, então ela está ali, prontinha para agradar novamente. E assim se leva um bom set. Olhando a pista.
Quanto ao felguk, os caras não simplesmente estouram com ótimas musicas. Eles criaram uma fórmula muito boa e completamente nova (que claro, com o tempo vai se desgastar) de fazer certos timbres. O jeito de encaixar graves e sub graves deles é única. Os dois ralaram muito para chegar a esse nível e agora estão, merecidamente, colhendo os frutos. Claro que isso não significa parar de produzir. E não estão. Toquei com eles sábado passado e eles me mostraram duas músicas novas lindas, ainda não lançadas, que funcionaram muito bem na pista. Fora as parcerias que eles tem feito com monstros do Electro com Miles, Electrixx, Tim Healey (que dessa parceria saiu uma track linda, que irei tocar na ILE do dia 06-03, "The way i like it"), enfim muita coisa boa vai sair do baú deles ainda. Posso dizer sem exagero que umas 4 tracks deles vão estar sempre na minha case. Dentre elas a minha preferida "Whatever Clever", "WashEm and GiveEm Food", "Loopi Groopi" e porque não dizer a tão famosa "All Night long" com sua linha de baixo inconfundível e o "baixo negão" bem marcado.


4) Como foi para vocês tocar em um festival como o Universo Paralello? Festival este, que é visado por muitos, não só como Djs, mas principalmente pelo público, tendo em vista que este se tornou o principal festival nacional.

Tito - Não tem palavras que descrevam a sensação de tocar em um evento como esse. Foi um marco em nossa carreira e com certeza tentaremos sempre estar presente nos Lines desse belíssimo festival.

Nando - Cara, te contar que foi uma experiência bem legal. Foi na época que ainda estávamos tocando minimal no chill out. Ficamos com um certo receio pois o Chillas do UP é uma coisa muito tradicional. Mas rolou e a galera curtiu muito. Tocamos as 7 da manha então era legal ver as pessoas acordando, indo tomar café e parar na pista para ouvir nosso som. E fora isso abriu muita porta pra gente. Tocar num festival com o UP é um grande "comercial" para qualquer dj.

5) Analisando um pouco de quando vocês começaram a tocar até os dias de hoje, o que vocês podem destacar como as principais mudanças existentes? Qual foi a sensação de comandar uma pista pela primeira vez? E hoje em dia como se sentem?


Tito - Como tudo na vida, a prática leva a um aprimoramento, quando se há uma real dedicação a coisa. Ouvindo nossos primeiros sets, e comparando aos de hoje, notamos uma melhora em nossas mixagens e na coerência musical.
A primeira vez que tocamos Electro-house em uma festa, foi uma das primeiras, se não me engano a primeira edição, da festa Infinity, realizada no Topo do Rio. Fizemos um set de três horas e meia passeando pelas "gerações" do electro. Não tem como não dizer que foi maravilhoso, não só por estar estreiando, mas pela reação do público ao final.
Hoje em dia a sensação continua a mesma. É muito bom poder terminar um set e ver que o público gostou. O maior prazer pra um Dj é poder agradar o seu público.


Nando - Acho que a principal diferença de lá para hoje é a nossa técnica. Éramos inexperientes, tínhamos medo de ousar e fazíamos tudo como mandava a cartilha. Hoje é completamente diferente. Nunca chegamos com um roteiro pronto, ou uma musica para abrir o set. Olhamos para a pista e apertamos o play. Hoje somos bem mais seguros do que antes, e por isso as inovações surgem a cada dia. Não temos mais medo de errar e se erramos, somos mais seguros para consertar a cagada sem o público perceber. E por incrível que pareça: ainda rola um frio na barriga antes de começar a tocar. Tanto para uma pista de 10 pessoas como para uma pista de 1000 pessoas. Ambas são maravilhosas de se tocar.

6) Além do projeto Kodama, vocês mantêm carreiras paralelas, qual a importância disso para a carreira de ambos?

Tito - Sempre apreciamos outras vertentes da música eletrônica. O electro-house, com certeza é um marco na cena eletrônica, mas também sentimos vontade de tocar outros estilos que gostamos. Nando sempre foi um amante do techno, minimal e vertentes e optou pelos estilos em seu set. Eu sempre fui um fã do progressive house e sendo assim, não tinha outro estilo com que eu me identificasse mais para o meu set solo.


Nando - Pra mim vale de muito. Conhecer novos sons, adequar o que tem de melhor no Minimal Tecnho para o set de electro. Fugir um pouco dos rótulos que dão para determinadas tracks. Já tocamos muita música rotulada de Minimal em nossos sets e a pista simplesmente vir abaixo. É isso que importa. Agradar ao público.
Mas acho que o principal fator para mim foi a melhora da minha técnica. O minimal é muito peculiar na forma de mixar. As mixagens são longas (em média 2 minutos) e você tem menos margem para erro. Por ser um som mais lento, os erros aparecem mais. E isso me deu uma percepção musical muito boa!

7) O Kodama se tornou um dos principais nomes do Electro carioca e por isso já passaram pelos melhores lines de festas daqui do Rio, como por exemplo Kaballah e Euphoria, além claro de terem se tornado residentes da I Love Electro. Como vocês analisam a trajetória de vocês e o que tem de novo que possa adiantar para o público?


Tito - Sempre buscamos fazer um ótimo trabalho, que agradasse não somente ao público, mas também a nós mesmos. Com o tempo fomos conquistando um espaço na cena eletrônica e acabamos indo tocar em alguns Clubs e festas pelo Rio e São Paulo. A I Love Electro é um marco em nossa carreira; foi lá onde crescemos e sempre estaremos lá para poder agradar ao público.
Estamos iniciando um projeto novo, que ainda vai nos dar muito trabalho, mas com certeza, será um upgrade excepcional em nossa carreira. Em breve poderemos dar um preview pra vocês.
Nando - Temos muita coisa nova por ai. Usamos um hardware de efeitos nos nossos sets a algum tempo e estamos investindo em novos equipamentos. Vai vir muita novidade boa por ai, podem aguardar!

8) Qual música não pode ficar de fora das apresentações do Kodama? Entre músicas novas e antigas, quais vocês indicariam para o público escutar?


Nando - Não temos uma música certa para o nosso set e sim algumas que gostamos e que servem de base. Com elas podemos dar uma reviravolta na progressão musical do set. Isso é muito bom de fazer. Poder mudar a cara do nosso som de uma hora pra outra. Acho isso muito valido para o som de um DJ. Mudar completamente o rumo e surpreender o publico. Já vi muito set por ai que simplesmente não existe progressão musical. Sempre nas mesmas notas, sempre nos mesmos timbres ou linhas de baixo. Isso cansa. Por mais empolgante que possa parecer, uma hora cansa. Acho que nosso grande diferencial é poder tocar durante 4 horas e meia (como já tocamos em SP) e manter a pista cheia e feliz.


9) Todos sabem que existem muitos Djs Pop Stars mundo a fora, principalmente os que estão no ranking da DJ Mag. Como vocês analisam e vêem esses Djs? E como vocês encaram os famosos "Djs combo", aqueles que tocam por 3 cervejas e 1 água? Como vocês acham que isso afeta na questão da profissionalização do Dj?

Tito - Não podemos negar que há Djs excepcionais, em termos de técnica e qualidade musical espalhados pelo mundo todo. A DJ Mag se tornou um ícone da música eletrônica, mas nem sempre retrata a realidade. Digamos que ela não seja a eleição do melhor Dj e sim do mais popular.
Bem... Essa história de "Dj Combo" dá muito o que falar. Muitos acham que é moda ser Dj; estar em cima de um palco, tocando música e no final ganhar um "valeu" e um aperto de mão do público depois do set. Mas isso passa longe da profissão DJ, que requer muita dedicação, tempo, treino, e o principal, feeling. Mas a culpa não é só da pessoa que quer estar em cima do palco; muitas vezes, os próprios produtores acabam por forçar esse tipo de situação, onde nem sempre, eles estão dispostos a pagar o cachê real do artista, oferecendo em troca, a famosa "3 cervejas e uma água".
Isso, para aqueles que dedicam seu tempo a esse trabalho, é muito prejudicial, pois há produtores na cena, que optam pelos DJs mais baratos (que nem sempre são os piores; tem muito dj que cobra caro e é de péssima qualidade).

10) Vocês acham que as músicas eletrônicas com batidas mais lentas já possuem cultura? Elas têm essência? Qual seria?

Tito - Com certeza. Um exemplo conhecidíssimo do público é o famoso Anders Trentemoller, que tem produções maravilhosas, riquíssimas em qualidade musical, harmonia e etc, e são bem lentas.
Há música eletrônica para todos os gostos; desde o mais lento, até o mais rápido.

Nando - Sempre fui um cara que ouviu de tudo. Fundei minhas raízes na musica eletrônica no House, a mais de 15 anos atrás. Já ouvi e curti de tudo. De 120 BPM até 145 BPM. E hoje posso dizer: Existe vida criativa nos dois! Música é para ser entendida e tem que mexer com o coração. Por isso sempre defendo com unhas e dentes qualquer tipo de produção musical bem feita. Musica eletrônica é para ser entendida e não somente para embalar o corpo.

11) Esse Electro-House comercial que a cada dia que passa conquista mais espaço, tem a mesma essência e cultura?

Nando - É difícil rotular algo de comercial. É uma musica que tem vocal? É uma musica que é feita pensando em fazer sucesso em boates comerciais? É uma musica feita para bombar em Ibiza? É complicado isso. Mas tudo tem seu espaço! Tudo tem o seu público.

12) O que vocês vêem de diferente entre o estilo de música citado na pergunta 10 e o electro-house totalmente comerciais?

Tito - O electro-house atual é recheado de vocais conhecidos, basslines fortes e viradas marcantes. Muitas músicas passam a ser comerciais ou por serem um remix de uma track já conhecida, ou simplesmente por seus elementos caírem no gosto do público.

Nando - Cada tipo de som teu sua peculiaridade, sua forma de se expressar. É difícil rotular sons. Ou existe musica eletrônica bem produzida ou mal produzida. E quando é mal produzida, é muito fácil de perceber...

13) O que vocês acham dos Djs que criticam o lado comercial da música eletrônica?

Tito - É difícil falar da opinião dos outros. Cada um pode criticar da maneira que quiser. Muitos adoram esse lado comercial, outros crucificam. Infelizmente a música faz parte de um mercado mundial. São poucos os djs que produzem somente pelo prazer de produzir. Muitos vivem disso e precisam que suas músicas vendam. Como a maioria das coisas na vida, a música também é um comércio.

14) Esta parte comercial não é essencial para que se consolide a música eletrônica, atraindo mais público e com o tempo este procure outras vertentes e assim não deixando a música eletrônica morrer com toda sua cultura e essência?


Nando - Não acho. Todo mundo tem seu espaço. Toda musica eletrônica tem seu valor. Ok, não teríamos os djs fodas europeus tocando aqui se não fosse a tal "modinha". Mas sempre vamos ter musica eletrônica (seja ela comercial ou não) tocando por ai. Seja nos grandes clubes, seja no underground. E cá entre nos, o underground é bem mais legal!

Nando e Tito além de ótimos Djs, mostraram com essa entrevista que são ótimas pessoas também, tem conceitos e experiências de vida para assim melhorar cada vez mais em suas profissões. Fiquei extremamente agradecido com toda a atenção dada por eles e por terem disponibilizado um tempo para responder estas perguntas. Gostei de cada resposta e espero que todos os leitores também gostem. Quero deixar um agradecimento todo especial ao Fábio Amorim que me ajudou na elaboração de algumas perguntas e a Joana Stein, que além de ajudar elaborando algumas questões também, intermediou o contato feito com o Kodama. Muito obrigado a todos envolvidos nessa entrevista.
Agora é esperar e conferir dia 06 de março, no Cabaret Kalesa, a I Love Electro especial Kodama, com 4 horas de um set eletrizante e recheado de coisa boa da dupla residente da festa.

segunda-feira, 2 de março de 2009

I Love Electro


Após a última edição em que a I Love Electro recebeu o Tech do Gaz James, fazendo com que o Kalesa não ficasse parado um minuto, são anunciadas as próximas edições da festa mais querida do Rio de Janeiro.

No próximo dia 6 de março acontece a Special KODAMA Long Set, nada mais merecido para a dupla residente da festa, que a cada edição conquista um público fiel, uma homenagem como esta. E assim, em um set de 4 horas de duração Nando Pavão e Tito mostrarão um pouco de sua história, trazendo músicas que marcaram seus sets e apresentações e muita coisa nova também, além de dividir o palco com amigos. Para completar o line dessa edição especial ainda teremos Brunno Montero, Caroles, Andreh Sassah e Electroholics, na seguinte forma:

23:00 Brunno Montero
00:00 Caroles
01:00 Andreh Sassah
02:00 KODAMA Special Long set + Convidados
06:00 Electroholics

O Cabaret Kalesa, que fica na Rua Sacadura Cabral - 61, Praça Maua Centro / RJ, abre suas portas às 23:00H para receber a I Love Electro, tendo ingressos que até 01:00H da madrugada custará para homem, R$ 30,00 e R$ 20,00, para mulher, sendo que após tal horário os valores passam para R$ 40,00 e R$ 30,00, respectivamente, valendo ressaltar que todo o valor da entrada será revertido em Bônus Bar.


Anunciada também o inicio de uma Tour I Love Electro, sendo Búzios a primeira cidade a receber o evento que ocorrerá dia 11 de abril, na praia de Geribá. Em breve mais informações.


Mantenha-se informado através:
Blog Oficial:
http://iloveelectroofficial.blogspot.com/
Comunidade Oficial: