sábado, 27 de junho de 2009

Universo Paralello #10 – O ano da despedida

Desde que comecei a frequentar eventos de música eletrônica escutava falar do maior festival do país, o Universo Paralello, após ver algumas informações e fotos sobre este, fiquei encantado com tudo, com a possibilidade de viver livre de qualquer pré conceito existente, de viver em um lugar paradisíaco cercado de pessoas lindas, com muita música e cultura que te faz parar para pensar na vida, em valores que a sociedade moderna impõe. Assim, o Universo Paralello tornou-se um sonho para mim, sendo este concretizado na última edição, constatando assim, que estava enganado com tudo o que eu sonhava, pois estes sonhos, são pequenos diante do que o festival realmente é, algo inexplicável, uma experiência única. E como uma amiga disse, depois que você passa por tal fato, difícil imaginar seu reveillon em outro lugar sem ser a praia de Pratigi, mas, infelizmente, teremos que começar a imaginar isto a partir deste ano. Segue abaixo um texto postado no Blog do Roosevelt, contando um pouco de sua experiência de 7 edições de UP e mais o anúncio da edição comemorativa de uma década do festival mais amado do país."Todo começo tem seu fim…
Foram uma década de celebrações que eu arriscaria dizer que mexeram nas estruturas do Brasil. De todos os cantos do planeta, e porque não imaginar, de fora também, muitos foram os viajantes que vivenciaram a experiência Universo Paralello em seus dias mais incríveis.
Há oito anos conheço o festival e a sete o freqüento fielmente desde sua primeira edição em terras baianas. Vale deixar registrado que desde o principio todos da produção sempre foram extremamente receptivos e assim é até hoje com absolutamente todos ao seu redor, formando uma gigantesca família.
Lembro como se fosse ontem quando entrei em contato com o festival pela primeira vez, de forma tímida e sem a menor experiência e o Alok me ligando no dia seguinte do meu e-mail, batendo um super papo pelo celular, dando total apoio a nossa excursão, explicando detalhes de tudo e auxiliando sempre que era preciso.
Imaginem que tudo era muito complicado naquela época, pois éramos de Niterói, as festas e festivais de musica eletrônica eram muito mal vistas e não existia a rapidez de comunicação como orkut, facebook, twitter e os pouquíssimos sites que existiam sobre musica eletrônica não eram la muito amigáveis.
Isso tudo transformava aquele sonho em um desafio, pois além de ter a significante distancia de 1500 quilômetros até o sonho do paraíso de sol, musica eletrônica, liberdade e gente bonita, tínhamos que achar pela primeira vez outros 46 sonhadores dispostos a enfrentar quase 30 horas de ônibus até a Bahia. E foi difícil viu… mas foi uma realização incrível!
Nessa segunda feira eu recebi um depoimento que me emocionou. Uma passageira que frequentou minha excursão por anos seguidos me procurou dando uma bronca. Dizendo que esse ano nem ela ou os amigos estavam conseguindo se animar pra ir ao festival, pois não estavam sentindo a empolgação que vinha de nossas divulgações, já característica de todos os anos com matérias, entrevistas, fotos e comentários sobre os preparativos da nova edição.
Confessei pra ela que estava com outros planos pra esse fim de ano, mas que a excursão já estava na rua, porém com uma divulgação mais reservada. Nesse momento ela me envio pelo MSN a musica Avalom do Protoculture e pediu que eu desse play junto com ela e que escutasse a musica de olhos fechados, lembrando da primeira vez que fomos ao festival e vimos a apresentação histórica do Protoculture. Nem preciso dizer mais nada … eu simplesmente não conheço outro local que consiga me fazer tão bem, me sentir tão em casa e tão acolhido quando o assunto é Universo Paralello.
Então pelo sétimo ano consecutivo o festival e esse aqui que vos fala, damos inicio ao poderoso chamado pra edição especial de 10 anos que sera realizado entre os dias 29/12/2009 a 03/01/2010 na paradisíaca praia de Pratigi.
As surpresas desse ano já começa na divulgação que a principio circula de forma direcionada, em que só as pessoas cadastradas no mailing do festival é que estão recebendo as primeiras infos.
Pela primeira vez o boato comum que ouvimos todos os anos sobre o fim do festival se torna um fato real, já incluído na pouca divulgação que circula, e que trás na integra as seguintes informações:
“Tomados por uma alegria única começamos a preparar a festa de 10 anos do Universo Paralello. Um encontro que pretende resumir todo o encanto de uma década de celebração entre amigos, cercados de arte, cultura alternativa, natureza e muita música. Os 10 anos da UP serão comemorados em novo espaço. Uma área inédita dentro da mesma fazenda de sempre, que vai garantir maior segurança ao festival, mantendo toda beleza baiana da Costa do Dendê. Tudo será novidade: a disposição das pistas, nova decoração, praças, feiras, campings, banheiros e chuveiros, assegurando o mesmo tamanho dos espaços assim como a qualidade das estruturas.
No clima de despedida começa agora a festa de 10 anos do Universo Paralello e você é parte fundamental nessa comemoração. Será a ultima edição do festival na região que carinhosamente nos acolheu durante esses anos. Depois de uma série de negociações entre o UP Crew e o poder público de Ituberá ficou decidido, em comum acordo, que essa será a última edição em Pratigi. Vamos então fazer desse encontro um grande ritual, fechando assim um ciclo de muita alegria, confraternização e aprendizado junto ao próximo e a natureza, onde os ritmos se multiplicaram e as sensações se unificaram numa só frequência.”
Vai ser difícil imaginar o festival em outro local, mas confesso que estou louco pra ver esse novo local em que será construido o festival desse ano e as próximas edições, que a partir desse ano vão ocorrer de 2 em 2 anos.
Pra quem ainda não teve a oportunidade de viver essa experiência, comece a se programar desde ontem pois os ingressos começam a ser vendidos 1º de setembro, porém excursões e pontos de venda como a Conexão PSY já estão fazendo vendas reservadas.
De hoje até setembro teremos esse cantinho aqui do blog pra trocar informações e as deleciosas espectativas que tomam conta da gente a cada edição.
;-]"

3 comentários:

Unknown disse...

nossa se eu que nunca fui em um UP(espero muito poder ir esse ano) fiquei com um aperto no coração lendo, imagina que ja frequenta a tanto tempo!acho que so indo mesmo pra presenciar isso tudo e sentir, a experiencia ultra mega maravilhosa que deve ser o festival!

Kelly disse...

nossa se eu que nunca fui em um UP(espero muito poder ir esse ano) [2]

Preciso achar um emprego que me dê "folga" no reveillon..

Unknown disse...

E lá vou eu ter que achar outro lugar pra passar os meus reveillons.. Pelo menos ano sim e ano nao hehehehe
So espero q achem um lugar a altura de Pratigi, com a mesma magia que aquele lugar tem, e com a mesma cara de Universo Paralello que aquela praia paradisiaca possui!