quinta-feira, 12 de março de 2009

Entrevista Rodrigo Fávera

Rodrigo Fávera, conhecido por registrar lindos e perfeitos momentos com suas fotos em eventos de música eletrônica, nessa entrevista que gentilmente concedeu, afirma ser auto-didata, fotografando tudo com uma sensibilidade única para que assim possamos ver sempre que quisermos os melhores momentos de um evento.


Como já está virando tradição, gosto que na primeira questão o entrevistado se apresente. Então, por favor, descreva como e porque você virou fotografo.

Bom, como o irmão mais novo de uma família de artistas, sempre fui amante da complexidade que há na arte, da sua magia mas também da qualidade técnica. Seja na musica, na pintura, fotografia. Comecei com uma câmera digital de 1.3 mega pixels quando praticamente ninguém usava , mas sempre tirando fotos de brincadeira, sem compromisso. Sempre que podia ia trocando as câmeras por outras melhores, tirando cada vez mais fotos, aprendendo a edita-las no photoshop de maneira 100% auto-didata. Comprei minha primeira "profissional" (Porque não chega a tanto) em julho de 2007, o que me mostrou um mundo de oportunidades e maneiras de fotografar.

Como e porque as festas de música eletrônica entraram na sua vida?

Isso eh uma coisa bastante engraçada! Tenho 2 grandes amigos que curtiam e-music já há um bom tempo..como eles vinham sempre a minha casa, estavam sempre falando das festas, dos sons..e eu detestava ouvi-los falando horas e horas sobre isso! Devido a um certo preconceito da minha parte, que sempre priorizei a musica feita por instrumentos, bem tocados, arranjados.
Já tinha ido em 2 festas de eletrônica apenas para curtir, mas 1 delas foi a EUPHOLAMA e eu prometi a mim mesmo que nunca mais voltaria a uma! Só que meus amigos usavam meu computador para entrar em sites como o Plurall e eu fiquei apaixonado pelas fotos! Assim que comprei minha profissional resolvi voltar a ir em uma festa, que foi a Euphoria de setembro de 2007, e desde então tudo mudou! :D

Você já curtia, e passar fotografar tais eventos foi consequência ou você não curte e só vai para trabalhar mesmo?

Como disse na questão anterior, não curtia, mas muito por falta de conhecimento também! Mas hoje e a única forma que posso unir diversão a trabalho e isso eh ótimo, né?!

Em uma rave, o que mais lhe chama atenção para ser fotografado? Quais as principais diferenças de fotos em eventos indoor e open air?

Com certeza a vibe das pessoas! Sorrisos, gestos, encontros..
As diferenças são enormes..apesar de poder brincar com as luzes de um local indoor, nada se compara a luz natural, a possibilidade de interação da pessoa com a paisagem, natureza, que as festas open air proporcionam.


Você antes de apertar o “click” da sua máquina, consegue visualizar a foto que você conseguirá? Sempre dá certo?

Isso acontece mais em se tratando de fotos que não são de gente. Nem sempre da certo, muitas vezes eu tenho que enxergar pela lente da câmera e faço isso por um bom tempo sem tirar o olho. Tem também aqueles momentos em que você visualiza algo que pode ser uma boa foto, mas quando você pega a câmera, a pessoa olha pra você e já era..

Em eventos de e-music os movimentos, acontecimentos, tudo é um tanto quanto rápido demais, como é para registar momentos únicos e perfeitos como você vem fazendo?

Antes de mais nada, tem que estar 100% envolvido!!Eu sou um tanto inibido, preciso me soltar, me sentir bem pra poder capturar os momentos que passam na minha frente.

Percebo que muitas pessoas durante as festas ao perceberem que estão sendo fotografadas ou apenas que tem um fotógrafo por perto, ser tornam “exageradamente espontâneas” tudo para ter uma foto. Como você vê isso?

Eu acho graça! A relação que algumas pessoas tem com fotos eh muito engraçada, mas não vejo nada de terrível. Acredito que algumas pessoas não gostam de mim porque eu as não fotografo.

Existem também pessoas que pedem fotos e simplesmente começam a dançar na sua frente também para parecer que foi algo “flagrado / inusitado”?

Sempre! :D

Como você vê as pessoas que tentam e se acham celebridades do trance e vivem tentando aparecer, seja por foto, em comunidades ou nas próprias festas?

A cena do eletrônico, infelizmente, está virando um desfile aonde a imagem é tudo. E como todos se conhecem, chamar atenção e ser notado pode ser uma forma de obter status nesse meio. Todos nos saímos perdendo com isso. Esse tipo de atitude não me incomoda, porque muitas delas são pessoas bacanas, só são deslumbradas.

Qual a historia mais engraçada que você já presenciou e registrou em fotos?

Sinceramente, são tantos os momentos, tantas caretas engraçadas, pessoas brincando e pulando como crianças, namorados discutindo, que não consigo pensar em uma pra contar.

Dá para ganhar a vida como fotografo ou hoje em dia esta arte ainda não é tão valorizada e você precisa de outro trabalho para ter uma renda completa?

Com certeza que dá! Mas é necessário, além de talento, ter um ótimo equipamento, mas principalmente BONS CONTATOS, criar uma clientela fiel, ter visibilidade, divulgar o trabalho.
Concorda que a arte, no Brasil, independente ela qual seja é pouco valorizada?
Concordo plenamente. Mas os grandes artistas conseguem seu espaço.

Em festas, geralmente, tem muitos fotógrafos para sites de festas e eventos e alguns profissionais como você, o Beto Vilela, o Leo Chaves e o Victor Micelli, por exemplo. Como você enxerga esse “boom” de fotógrafos?

O boom de fotógrafos esta em qualquer área da fotografia, com a invenção da câmera digital e o preço delas ficando cada vez mais acessível, é natural que muitas pessoas se interessem por isso, porque é uma área realmente muito interessante.

Saberia dizer porque muitos querem ser “fotógrafos” por um dia que seja?

Acredito que por admiração a esta arte, mas também pelo glamour que ela oferece, que não pode ser comparado ao glamour de um ator famoso, ou a um musico famoso, mas um que está ai e as pessoas sabem que existe.

Qual a dica que você dá para quem gosta da arte de fotografar? Como pode se aperfeiçoar? O que e como pode melhorar a qualidade de suas fotos?

Sem sensibilidade, que não se aprende em cursos, você não vai conseguir ir muito longe. Mas com um pouco de sensibilidade e MUITA PRATICA, você pode ir longe, trate as fotos com carinho, perda seu tempo tratando as imagens, invista em equipamentos e cursos específicos, mas o principal mesmo, é a pratica! Tire muitas fotos, passeie com sua câmera por ai, tente enxergar coisas que ninguém enxerga, ache poesia em coisas tristes, encontre a beleza aonde ninguém consegue ver!

Álbum com algumas das melhores fotos do Fávera:
http://picasaweb.google.com.br/rodrigodacostamarques4/RodrigoFavera#


Vale afirmar ainda que o Rodrigo Fávera não é fotógrafo apenas de evento de música eletrônica, mas também faz fotos para Books / Ensaios fotográficos e coberturas de qualquer tipo de evento.

Contato:
TEL - (21) 9888-4134 (cel reativado)
EMAIL/MSN: rodrigotallica@hotmail.com
ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=11351639589000922963

4 comentários:

Anônimo disse...

Entrevista finíssima Rodrigooo, mandou super bem... Concordo em genero, número e gral com o Favera.

Está de parabéns..


O blog está um luxo..


forte abraço do amigo Biel.

betovilela disse...

Na minha opinião. O melhor fotógrafo da cena eletrônica da atualidade!

Unknown disse...

Parabéns pela entrevista!

A cena eletrônica merece ter seus momentos únicos registrados! A fotografia evidencia nossa alegria e nossa felicidade nas festas!

bjo grande, Isa

Patricia Maqueda disse...

Admiro e aprecio o belissimo trabalho do Fávera, sempre brincando com as cores... Otima entrevista.